V JORNADA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO

30 Jul 2015 08h Campus Marquês de Paranaguá - PUCSP

O Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUCSP convidam para a V Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces (30, 31 de julho e 01 de agosto de 2015)

Contribuições da história da ciência na educação tem sido bastante valorizadas, como expressam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes curriculares para o Ensino Superior. Com isso, propostas de interação entre essas duas áreas, pautadas em diferentes correntes pedagógicas e em algumas perspectivas historiográficas, tem sido apresentadas tanto no exterior como em nosso país.

Entretanto, as possibilidades de construção de interfaces entre história da ciência e ensino apenas começaram a ser delineadas. Acreditamos que um caminho para explorar essas possibilidades em profundidade seria estreitar o diálogo entre educadores e historiadores da ciência. Assim, pensando num nesse diálogo, surgiu a proposta das Jornadas de História da Ciência e Ensino, agora em sua quinta edição no âmbito do projeto "História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares no Ensino Superior (diagnóstico, formação continuada e especializada de professores)" do do Programa Observatório da Educação CAPES (Proc. no. 23038.002603/2013-47). Mais um momento para professores, educadores, historiadores da ciência, estudantes de graduação e de pós-graduação apresentarem suas propostas de trabalho, suas reflexões, as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula, e também as dificuldades e inseguranças que enfrentam.

A Jornada foi estruturada de modo a propiciar um amplo espaço de discussão de tendências e propostas, de troca de experiências, para contribuir na construção de interfaces entre história da ciência e ensino. Ao mesmo tempo, com os minicursos ministrados por especialistas em história da ciência, procuramos responder a uma constante solicitação dos professores.

Comissão organizadora:

Maria Helena Roxo Beltran (PUCSP)

Fumikazu Saito (PUCSP)

Lais dos Santos P. Trindade (PUCSP)

Wagner Wuo (PUCSP)

Deividi Marcio Marques (UFU)

Nadja Paraense dos Santos (UFRJ)

Ourides Santin Filho (UEM)

Diogo de Lima e Calazans (PUCSP)

Rafael Donisete Bellettato (PUCSP)

Comissão científica:

Ana Maria Alfonso-Goldfarb (PUCSP)

Olival Freire Junior (UFBA)

Gilson Leandro Queluz (UTFPR)

Natalina Sicca (CUML)

Pedro Wagner Gonçaves (UNICAMP)

Paulo Alves Porto (USP)


LOCAL

Campus Marquês de Paranaguá - PUCSP

Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários