Vestindo Séculos | conexões e processos do figurinista

11 Jun 2015 19h No One

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao



// Este curso se propõe a traçar um panorama sobre as áreas de trabalho do figurinista, fazendo uma introdução a essa profissão que é linda e múltipla. Abordaremos desde técnicas de pesquisa a processos criativos e o funcionamento do trabalho em grandes equipes. Você vai aprender como extrair informações chaves a partir de um conceito inicial e usá-las para desenvolver projetos que trazem personagens à vida.

// A proposta é abordar as diferentes possibilidades de trabalho para o figurinista e suas ferramentas e processos, no entanto o foco central será onde tudo começou: o palco.

PÚBLICO: O pré-requisito para este curso é a paixão e a vontade de saber mais sobre o universo do figurino. O curso foi pensado para todos que tem interesse e vontade de conhecer mais sobre o trabalho do figurinista ou que têm interesse em seguir a carreira.
Estudantes, amantes da arte, profissionais de áreas relacionadas e figurinistas, todos estão convidados para dividir experiências.
Se você se considera um apaixonado ou apaixonada pela mágica (e loucura) do backstage, se acha que roupas não são simples pedaços de tecido costurados mas sim elementos sociais que carregam e dão vida, tenho certeza que será um prazer enorme dividir esses dias com você.

A profissão de figurinista é linda e gratificante, mas exige trabalho duro e muito estudo. Carol Jobb dividirá com vocês o que gostaria de ter aprendido quando começou e o que acumulou durante a sua trajetória trabalhando com moda, figurino, pesquisa e, claro, uma vida de paixão pelo teatro.

CONTEÚDO:

ENTENDENDO E DESMISTIFICANDO A TEORIA 
Conceitos e funções
> História e estética: vestindo séculos
- como entender os símbolos e significados de uma época e/ou cultura
- como isso se relaciona com a indumentária
> Pesquisa - o cerne do trabalho
- por onde começar?
- técnicas e metodologias
- ferramentas

O TRABALHO DO FIGURINISTA E SUAS CONEXÕES
> O trabalho e o mercado
- áreas e possibilidades
> O processo do figurinista e suas ferramentas
- Incorporando o conceito do espetáculo
- O que carrega: o corpo e o personagem
- Pontos a pensar antes de criar
- o trabalho em equipe
- elementos de cena - conectando com o resto da equipe
> Metodologia e Processo Criativo
- as ferramentas do figurinista:
  • o desenho e outras opções
  • como apresentar
  • cores, luz, materiais
> Skills extras a desenvolver no caminho
- contatos e fornecedores

ESTUDOS DE CASO
exposição e análise de dois espetáculos - as diferentes propostas irão servir para trabalharmos pontos importantes da criação dos figurinos e também para dar uma ideia do processo completo. (ÓPERA P-U-N-C-H e PRIMA DONNA)

ATIVIDADE PRÁTICA
o cronograma envolve uma atividade prática que deverá ser desenvolvida ao longo do curso e apresentada no último dia para a turma.

INFORMAÇÕES EXTRAS
cursos no Brasil e no exterior
- bolsas de estudos
- referências bibliográficas

Convidado especial: Dr. Christian Benvenuti - compositor e pesquisador de pós-doutorado na UFPR. Responsável pela composição, concepção, regência e direção geral da ópera P-U-N-C-H.

Carolina Jobb
Figurinista e historiadora, apaixonada por backstage, ilustrações e design gráfico. Formada pela UFRGS, construiu um perfil profissional que une as áreas da criação e da pesquisa. Iniciou sua carreira de designer no mundo da moda mas logo percebeu que sua paixão era mesmo pelos palcos.
Desde então trabalha como figurinista, pesquisadora e designer, destacando sua participação no livro Arquivo Urbano - 100 anos de fotografia e moda no Brasil e na ópera Punch, pela qual recebeu indicação ao prêmio Açorianos de melhor figurino.
Atualmente vive em Londres e concilia o trabalho no English National Opera com demais projetos no Brasil e na Inglaterra, além das atividades no estúdio onde confecciona parte dos figurinos que cria.
Acredita que roupas carregam vida e contam histórias.

// Serviço
O quê? Workshop Vestindo Séculos
Quando? dias 11 e 12 de junho das 19h às 22h, dia 13 de junho das 9h às 17h
Onde? NoOne - Av. Borges de Medeiros, 1224/1303
Quanto? R$490,00

// + infos //
juliana@altoseventos.com.br
LOCAL

No One

Av. Borges de Medeiros, 1224 - Centro Histórico, RS, Brasil
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Comentários