A ideia da iniciativa “Você é o repórter – Jornalismo Cidadão” é reunir os idosos participantes da Virada da Maturidade interessados em comunicação e jornalismo. A ação será dividida em teoria e prática:

1. TEORIA: workshop na Dínamo Editora, com cerca de 3 horas de duração. O tutorial vai abordar a importância da comunicação, formas de se comunicar e que perguntas fazer para se construir uma matéria básica. Os participantes receberão o "kit foca" (bloquinho e caneta). Também discutiremos a cobertura das diversas ações da Virada da Maturidade, que acontece entre 13 e 18 de setembro.

2. PRÁTICA: os participantes escolherão as atividades que pretendem cobrir, no formato com que tiverem mais familiaridade: texto (reportagem, opinião, etc), fotos, áudio ou vídeo. Com exceção do texto, para todos os outros formatos o idoso terá que ter seu próprio smartphone. Discutiremos durante o workshop a melhor forma de receber esse material dos repórteres cidadãos. A equipe da Dínamo Editora cuidará da publicação das matérias num blog criado especialmente para a Virada, no mesmo dia das atividades. Todos os participantes terão suas fotos e mini-bios no expediente do blog.

O objetivo é que o blog seja um registro feito pelos próprios idosos, enfatizando a ideia de protagonismo. Mais do que “apenas” participar da ação, o idoso estará lá para contar a outros como foi, quais os principais pontos da iniciativa e o que aprenderam naquela determinada atividade.



LOCAL

Redação Dínamo Editora

Rua Vieira de Morais, 1.111 - Campo Belo
São Paulo, São Paulo

Comentários