Se a partir de hoje você não recebesse mais o seu ganho mensal, por quanto tempo conseguiria manter o seu atual padrão de vida?

Se você conseguiria se manter por mais de 6 meses, parabéns! Ao construir uma reserva financeira você deu um importante passo para se tornar independente financeiramente e garantir uma aposentadoria sustentável. Se, por outro lado, você conseguiria se manter por menos de 6 meses, ou pior ainda, nem sequer por um mês, é bom se preocupar, pois o futuro é logo ali. Reflita comigo: Se hoje, em pleno exercício da sua atividade profissional, você não conseguiria se manter por muito tempo, o que vai ser do seu futuro quando a sua capacidade de gerar renda já não for mais a mesma?

De acordo com o IBGE, 46% dos aposentados dependem de parentes, 28% de caridade, 25% são obrigados a continuar trabalhando e apenas 1% consegue manter o padrão de vida anterior. E então, qual o futuro que você deseja ter? Quer depender de terceiros ou ser independente financeiramente e ter uma aposentadoria tranquila?

Se você escolheu a segunda opção, saiba que independente de qual seja a situação financeira, a ponte para o futuro que você deseja tem nome e sobrenome: Educação Financeira!

Vendados pelo prazer efêmero proporcionado pelo ato de comprar e pelo sentimento de pertencimento à uma sociedade cada vez mais consumista, diariamente abrimos mão do nosso dinheiro em troca de produtos que não agregam nada à nossa qualidade de vida e não possuem qualquer relação com os nossos verdadeiros objetivos. E assim os anos se passam, e com eles nossos sonhos se vão.

A boa notícia é que nunca é tarde para começar, pois embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim.

Comentários