Workshop: A função criativa nos 4 elementos

25 Out 2014 10h - 25 Out 2014 18:30 RED studios

Núcleo de Pesquisa de Processos de Criação 

Data: 25 de outubro de 2014
Local: RED studios
Rua Professor Nova Gomes, 228 – Vila Madalena
Horário: 9:00 as 17:30
Investimento: R$ 300 reais (almoço incluído)
Inscrições pelo email: redstudios@diald.com.br


Workshop: A Função criativa nos 4 elementos

Abertura:
O professor convidado Rodrigo Edelstein, iniciará o Workshop com alguns exercícios que visam liberar a criatividade e preparar os participantes para a correta assimilação do processo do trabalho.

Parte 1: Introdução
Exercícios e meditações guiadas, para aprimorar a percepção sensorial dos 4 elementos
Trabalho com Bioenergética.
A saber: "Terapia bioenergética é uma terapia corporal que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração, para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente no indivíduo.
A terapia bioenergética ativa o fluxo energético e renova a energia vital do indivíduo, trabalhando não só o corpo físico, mas a mente e o emocional." (http://www.tuasaude.com/terapia-bioenergetica/


Parte 2:
A natureza do homem
Funcionamento básico do psiquismo humano : origem do processo criativo.
O processo de sublimação ( precursor da expressão Artística) – Sigmund Freud.
A Natureza Humana – O equilíbrio dos 4 fundamentos constitucionais do Homem, como requisito básico para a aquisição da capacidade da Sublimação:
FOGO : impulso – percepção – Intuição – fé
ÁGUA : fundamento Emocional
TERRA: Fundamento físico : rege a nossa capacidade de colocar no plano físico, aquilo que pré existe no plano emocional, mental, perceptive
AR: Fundamento mental .
Bloqueios energéticos/ Bloqueios Criativos


Parte 3: Conclusão
Esperamos com esse breve workshop “acordar” dentro de cada um a percepção dos elementos que são a essência da natureza, dentro e fora de nós, e com isso facilitar o processo de volta pra casa ,nosso templo Interno e externo, reprogramando a nossa capacidade de criar.


Facilitadores:
Hilda P. Carvalho
Psicóloga, com formação em psicanálise e especialização em Jung.
Trilhei vários caminhos buscando uma forma mais contemporânea de ajudar aqueles que me procuram com suas angústias, medos, ansiedades e aflições. Encontrei no afastamento do homem da sua própria essência a principal motivação dos maiores sofrimentos reportados pelo homem de hoje: a depressão e o pânico.
Na tentativa de atender às demandas externas da sociedade atual, o homem perdeu o contato consigo mesmo, com aquilo que o define como um indivíduo, com seus dons, seus talentos, sua capacidade única de criar.
Encontramos no estudo da Natureza, nos seus meios de cura, através do estudo dos 4 elementos e das Essências Florais ( sou co-produtora e pesquisadora do sistema Essências da Terra), as respostas e os meios para auxiliar os que nos procuram a reestabelecer o equilíbrio energético e facilitar a percepção de seu potencial criativo.
Como dizia Jung : O propósito do processo terapêutico é ajudar o indivíduo a se tornar aquilo que potencialmente Ele já o É.

Robson Filócomo:
Co-produtor e pesquisador dos Florais Brasileiros Essências da Terra, Gestor Cultural e Diretor Institucional Terceiro setor Gira-Sol Instituto. Provocador Criativo em Grupo

Professor convidado: Rodrigo Edelstein:
Rodrigo entrou em contato com a bioenergética em 2004 através da preparadora de atores Fátima Toledo. À partir de então se dedicou a aperfeiçoar seu próprio método de acordo com a necessidade encontrada diante de seus grupos de estudo e aulas ministradas por ele no IGS e em alguns treinamentos específicos para atores.

Núcleo de Pesquisa de Processos de Criação é um projeto criado dentro do RED studios. Pesquisa e desenvolve processos de criação.
Direção criativa e de núcleo: Camilla D’Anunziata

LOCAL

RED studios

Rua Professor Nova Gomes, 228, Vila Madalena, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários