Workshop | Arquétipos, Comportamento e Consumo.

25 Jun 2016 09h - 25 Jun 2016 17h Offcina Coworking

Os arquétipos são padrões de comportamento que transcendem tempo, cultura, gênero e idade. Atualmente, são considerados uma das ferramentas mais eficazes para o branding, storytelling e posicionamento das marcas na sociedade contemporânea. A partir da compreensão dos arquétipos é possível transformar produtos e marcas em meios simbólicos de expressão de identidades.

Com base na Psicologia Junguiana e na Antropologia Cultural, o Workshop pretende demonstrar como marcas podem construir a comunicação e um storytelling de produtos e serviços eficaz, atingindo a emoções dos indivíduos.



Conteúdo:

Parte 1 - Percepção e Consumo
- Identidade, cultura e consumo;
- Emoções e marcas;
- O inconsciente coletivo, emoções e o trunfo das marcas;

Parte 2 - Psicologia, Arquétipos e Narrativas
- Símbolos, Arquétipos e Psicologia Analítica;
- A importância dos Arquétipos para as marcas, e design de produtos e serviços;
- Narrativas: mitos, contos e o storytelling;

Parte 3 - Mitos contemporâneos e propagandas
- O Mito do Herói, Artemis e Atenas nas propagandas contemporâneas;
- Os arquétipos do Cara Comum, Fora, da Lei, Inocente, entre outros; Compreendendo tendências a partir dos arquétipos;

Parte 4 - Prática.



Felipe Machado
Graduado em Design Gráfico pela UTFPR, especialista em Psicologia Analítica e em Antropologia Cultural, ambos pela PUCPR, e mestrando em Design pela UFSC. Possui cursos extracurriculares em Design Thinking, Identidade Visual, Coolhunting, Psicologia do Consumidor, Antropologia do consumo, Pesquisa de Mercado, Mitologia, Storytelling, Design emocional, dentre outros. Atuou como Editor de Arte na Pró-Reitoria de Pesquisa da PUCPR, e, hoje, é consultor de marca para pequenas e médias empresas. Em parceria com a Anima Trends, já trabalhou com pesquisa de comportamento e consumo para a Vivo, Prefeitura de Curitiba, Hipermercados Condor, O Boticário etc. No campo acadêmico, pesquisa a relação cultural, simbólica e identitária entre consumidores e objetos, produtos e marcas, e suas influências para o inconsciente coletivo. Produziu cursos e palestras sobre arquétipos, marcas, comportamento, consumo e tendências para Lemon School, PUCPR, TECPUC, UDESC, GRPCOM, Vilaj Coworking, UNISINOS, ESPM e Belas Artes. Atualmente faz parte do corpo docente das especializações Gestão Estratégica de Tendências (PUCPR), Visual Merchandising (PUCPR) e Pesquisa e Comunicação de Moda (Univali).





Vagas são limitadas.

Caso o número mínimo de participantes não for atingido, o evento poderá ser cancelado ou reagendado.


Mais informações:
https://www.facebook.com/volcanominds


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _


Inscrição poderá ser realizada através de depósito bancário.


Grupos de mais de 5, ganham desconto. Entre em contato para mais informações.


BANCO DO BRASIL
Ag. 5459-3 C/C: 204.789-6
PAULO EDUARDO MENDES DA SILVA
CPF: 073.827.879-31


Encaminhe comprovante para volcanominds@gmail.com e o nome completo do inscrito.
LOCAL

Offcina Coworking

Rua Iguaçu, 209 - Itoupava Seca, Blumenau - SC, Brasil
Blumenau, Santa Catarina

Comentários