Workshop INOVAÇÃO EM SERVIÇOS - Design Thinking Lab

16 Abr 2016 08:30 - 17 Abr 2016 18h Co-necta Coworking

Mudar o mindset de inovação de produto para serviço!

O que há por trás de problemas complexos? Como organizar as ideias geradas por uma equipe de inovação? Como fazer com que essas ideias gerem serviços inovadores? Como integrar todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento de novos serviços?
O Design Thinking é uma abordagem prática que se baseia em empatia, colaboração e experimentação para desenvolver soluções que gerem grande valor percebido pelas pessoas. É uma abordagem que acelera a inovação e soluciona problemas através de um olhar mais humano.

Objetivos

• Apresentar o conceito de Design Thinking de uma forma prática.
• Trabalhar técnicas práticas para coleta de informações e visualizações.
• Trabalhar técnicas visuais de ideação de produtos e serviços.
• Trabalhar técnicas de prototipação de serviços.
• Mostrar que junto ao "Thinking" há o "Doing".

Conteúdo
• Design Thinking: conceito, casos de sucesso e aplicações práticas.
• Criar empatia com usuários, equipe de inovação e parceiros.
• Técnicas de coletar informações (design research) e de visualização das informações coletadas (visual thinking).
• Técnicas de Ideação: imaginar e criar. Double Diamond: análise e síntese.
• Técnicas para prototipar serviços.

Técnicas e Dinâmicas
Durante o workshop serão utilizadas técnicas e dinâmicas, tais como Pesquisa em Design, Painel CSD, Mapa de Afinidades, Visual Thinking, Prototipação em Papel, Personas, Cenários, Jornada do Consumidor e Service Blueprint. As técnicas e ferramentas têm a função de tangibilizar e construir melhor as ideias.

Horário do curso
Sábado: 8h30 às 18h
Domingo: 9h às 17h30
Total: 16 horas de curso

Instrutor
Érico Fileno é consultor em design de serviço e inovação estratégica. Ele é um reconhecido profissional de UX (User eXperience) e design estratégico, palestrante internacional e professor pioneiro de design thinking, design de serviço e design de interação no Brasil. No início dos anos 2000, Érico foi pioneiro por iniciar os movimentos de Design de Interação e Design Thinking no Brasil.
Desde 1995 ele vem trabalhando na concepção de software, websites digitais, eletrodomésticos, dispositivos eletrônicos e serviços que são usados por milhões de pessoas, todos os dias, ao redor do mundo. Ele tem centenas de projetos entregues para clientes como: Nokia, Google, HP, Diebold, Samsung, Positivo Informática, Vivo, Claro, Oi, GVT, TIM, HSBC, Itaú, Caixa, Bradesco, Bolívar Seguros, Votorantim, Sagem Orga, Schneider Electric, Volvo, Renault, Volkswagen, GM, Electrolux, Whirlpool, O Boticário, Mondelez, Sky, Enel Group, Petrobras, Governo Federal e outros.

LOCAL

Co-necta Coworking

Praça Chuí, 35 - Vila Ema, São José dos Campos - SP, Brasil
São José dos Campos, São Paulo

Comentários