Workshop: “Internet das Coisas – Do projeto ao financiamento”

19 Ago 2015 08:30 - 19 Ago 2015 17:30 Centro de aulas D da UFG - Sala multiuso 2 - 5º andar

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI

A Internet das Coisas é uma realidade hoje no Brasil e no mundo. Com aplicações em setores variados: telecomunicações, TI, segurança, indústria, petróleo, meio ambiente, saúde, logística, agronegócio, aeroespacial, entretenimento, automotivo, farmacêutico, varejo e outros, ela se baseia nos progressos alcançados nos últimos anos de tecnologias como sensoriamento, georreferenciamento, robótica, biometria, big data e nuvem.

O crescimento exponencial da Internet das Coisas se baseia em fatores diversos como o avanço tecnológico e a redução de custos de sensores e do processamento distribuído, a renovação da base energética em todo o mundo, o fortalecimento das causas ambientais e às necessidades de segurança.

Para apresentar o conceito de Internet das Coisas, suas aplicações, o estado da arte e as fontes de financiamento no Brasil e na Europa para projetos desta área, o Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG - Proine realizará no dia 19 de agosto o workshop “Internet das Coisas – Do projeto ao financiamento”.

O workshop será ministrado por José Afonso de Oliveira Junior e tem como objetivo apresentar as oportunidades de financiamento não reembolsável para projetos de produtos e serviços inovadores em Internet das Coisas.

Público alvo

Empresários, diretores e gerentes tecnológicos e de desenvolvimento de produto, líderes e coordenadores de projetos e todos aqueles interessados em criar novos produtos e serviços em Internet das Coisas.

Inscrição gratuita para projetos em pré-incubação, empresas incubadas, empresas graduadas e associadas com contrato ativo com o Proine.


Instrutor

José Afonso Oliveira Júnior é consultor especializado na captação de recursos para produtos e serviços inovadores. Participou de bancas de avaliação de projetos da Finep, BNDES, Faperj, Finep-Sebrae e subvenção econômica.

Apoiou projetos de serviços e produtos inovadores que obtiveram financiamento não reembolsável nos editais: subvenção econômica, Aquaviário, PRIME e CT Info da Finep, BNDES, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Sebrae, CNPq, Faperj, CGI (Comitê Gestor da Internet), Fapeg entre outros.

Formação: Doutorando em Engenharia Naval – COPPE – UFRJ. Mestre em Engenharia de Produção - COPPE – UFRJ. Pós-graduado em Marketing empresarial – UFF. Formado em Física – UFF.


LOCAL

Centro de aulas D da UFG - Sala multiuso 2 - 5º andar

R. 235, 294 Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74690-900
Goiânia, Goiás

Comentários