Workshop Mandalas com Gabriel Young

25 Jul 2015 10h - 25 Jul 2015 16h Vilaj Coworking

MANDALAS

A forma das Mandalas está presente em todo o reino natural: plantas, flores, conchas, estrutura celular, na íris de nosso olhos, etc. Foi usada pelo homem desde os primeiros desenhos encontrados nas cavernas, para expressar sua relação com o sol, a lua, o Universo e a si próprio. Está registrada em nossa memória ancestral como símbolo da nossa relação com o Todo, e assim relacionada com desenvolvimento espiritual. Foi usada como imagem simbólica em diversas religiões por trazer a sensação de Integridade, Unidade e Paz interior.

EFEITOS

A observação e criação de Mandalas têm o comprovado poder de ativar o foco e a concentração mental; e de promover estados de serenidade e relaxamento.
Sua forma concêntrica ajuda-nos a resgatar o contato com o que existe de mais profundo e verdadeiro em nós, e o centro de nossos propósitos.
Tem sido considerada uma forma encantadora e mágica para quase todos os povos do mundo, através dos tempos.

UTILIZAÇÃO

A crescente utilização de mandalas que se deu nos últimos anos, em estampas sobre os mais diversos produtos comercializados - para uso pessoal, decorativo, e em material editado para colorir - indica uma busca de reequilibrar os efeitos negativos do excesso de estímulos e a dispersão que nosso estilo de vida causa.

OBJETIVOS DO CURSO

1. Aprofundamento
O workshop pretende ampliar o conhecimento do participante sobre as mandalas e seus aspectos simbólicos, terapêuticos e artísticos.

2. Confecção e criação
Ensinar técnicas para desenhar e criar mandalas (rachura, pontilhismo, grids, sombra, luz, cores, etc), assim como dicas e técnicas pessoais do facilitador.

3. Técnicas de Reprodução
Apresentar técnicas para sua reprodução, incluindo variedade de materiais e variedade de texturas de superfícies de aplicação. Reprodução através de serigrafia, stencil, graffiti, impressão, corte e gravação a laser.

4. Fonte de Inspiração
Mostrar obras de artistas que utilizam as mandalas como temática, incluindo o portfolio do facilitador. Estimular o participante a encontrar suas fontes pessoais de inspiração, através de exemplos práticos do desenvolvimento de temáticas.

5. Aproveitamento
Refletir sobre o potencial benéfico da prática da criação de mandalas no desenvolvimento pessoal, independente de sua aplicação (decorativa, comercial ou para autoconhecimento), tais como: perseverança, força de vontade, intuição, criatividade, e capacidade de interiorização.

APLICAÇÃO E DINÂMICA

- Cada participante irá desenvolver sua própria mandala sobre papel (especial, alta qualidade), a partir dos ensinamentos da primeira parte do workshop e de acordo com sua inspiração.

- Cada participante irá criar uma mandala para ser aplicada na camiseta que escolheu no ato da inscrição, utilizando as técnicas e informações recebidas durante a oficina, com supervisão do facilitador.

Não há qualquer pré requisito artístico ou técnico para a participação.

O ARTISTA

Gabriel Young é formado em Design de Produto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), local em que conheceu conceitos e ferramentas que aplica em suas criações, assim como os estudos de Fibonacci, proporção áurea e elementos da natureza. Já ministrou diversas palestras, oficinas e exposições de âmbito regional e nacional, em eventos de Design, pelo SESC, ações sociais, entre temas de mandalas, graffiti, serigrafita e design de produto. Participou da Bienal de Design Brasileira - Floripa 2015 com dois projetos e hoje está à frente da empresa InYoung.

Inspirado pelos mestres Escher, HR Giger e Salvador Dali, Gabriel Young desenvolve o estilo próprio com formas geométricas, orgânicas, mandalas e graffiti, há oito anos. Seu trabalho com mandalas tem a intenção de estimular positivamente as pessoas, através das vibrações regeneradoras, equilibradoras e ativadoras que as mandalas emanam.
LOCAL

Vilaj Coworking

Rua Joe Collaço - Córrego Grande, Florianópolis - SC, Brasil
Florianópolis, Santa Catarina

Comentários