O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Instituto Volusiano: arte contemporânea, cursos, galeria, coworking e residência artística. O Instituto Volusiano é um novo espaço de arte da cidade de São Paulo, gerado pelos artistas pesquisadores Rogério Borovik e Samira Br, e gerenciado pelo artista curador Ricardo Ramalho. Galeria de arte contemporânea, residência artística e cursos. É um espaço de troca contínua entre os visitantes, residentes e colaboradores. Participe com sua presença ou propostas!

Como encarar as existência do design em suas diversas utilidades, dimensões teóricas e estéticas e suas principais características e potências?


Dia 12/10 10:00 às 18:30hs (com intervalo para almoço)

com Daniel Portugal e Marcos Beccari
  
Sobre
O workshop tem como objetivo servir como uma porta de entrada à filosofia do design para alunos que possuem pouco ou nenhum contato com a filosofia. Ele fornecerá subsídios teórico-filosóficos para a reflexão, pesquisa e produção em design. O curso terá como base o livro Existe Design? escrito por Daniel Portugal, Marcos Beccari, que ministraram o workshop, e Ivan Mizanzuk.
A reflexão adquire papel especialmente importante diante da instrumentalização do conhecimento em design, promovida tanto nos ambientes teóricos como no mercado de atuação profissional. Felizmente, essa questão tem gerado profunda inquietação em muitos designers. Este curso é especialmente direcionado a esse grupo de mentes curiosas e inquietas.

O livro "Existe Design?" estará disponível para venda com um desconto especial para os inscritos!

Plano do dia

10h00 - Introdução à filosofia da linguagem. 
14h00 - Introdução à estética. 
16h30 - Panorama histórico de propostas e teorias para o design. 

Materiais necessários
- Material para anotações

Público alvo
Iniciantes (sem pré-requisitos), preferencialmente relacionados ao campo do design (estudantes, pesquisadores e profissionais).

Daniel Portugal
Doutorando em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP e Designer Gráfico pela UFRJ. Atualmente, atua como professor no curso Comunicação Visual Design da UFRJ. Reflete e pesquisa sobre temas relacionados a: consumo, comunicação, ética, estética, teoria da imagem, cultura visual e design.

Marcos Beccari
Designer gráfico, mestre em Design pela UFPR e doutorando em Educação na USP. Interessa-se por Filosofia, Psicologia e Comunicação, o que o levou a pesquisar sobre Filosofia do Design e a encarar o design como articulação simbólica na mediação ficcional entre o sujeito e o real. Além de atuar como professor e pesquisador, coordena o blog Filosofia do Design, integra o podcast AntiCast e colabora com outros blogs/revistas de design e comunicação.

Comentários