O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Instituto Volusiano: arte contemporânea, cursos, galeria, coworking e residência artística. O Instituto Volusiano é um novo espaço de arte da cidade de São Paulo, gerado pelos artistas pesquisadores Rogério Borovik e Samira Br, e gerenciado pelo artista curador Ricardo Ramalho. Galeria de arte contemporânea, residência artística e cursos. É um espaço de troca contínua entre os visitantes, residentes e colaboradores. Participe com sua presença ou propostas!

Para desfrutar dos prazeres da edição, os amantes do Final Cut! Guia básico para tirar seu filme do HD e jogar na rede com EduAbad

Sobre
O objetivo da oficina é ensinar técnicas de edição, introduzir conceitos básicos de construção narrativa e linguagem audiovisual, refletir sobre o uso do Final Cut, suas qualidades e limites técnicos. Podemos superá-los?
O workshop foi pensado para quebrar as barreiras técnicas que impedem o uso criativo do Final Cut. Discute conceitos de edição não linear, dá dicas de navegação e organização em ambiente Mac OX (Apple) e apresenta panorama do uso do Final Cut Pro. Porque o Final Cut está condenado a acabar? E agora, amantes do Final Cut? Como ocupar nosso lugar na rede?

Plano de Aulas
1ª aula 
Apresentação do curso
Apresentação do conceito de edição e menus do Final Cut.
Exercício prático: Estudo do Material Bruto.
Como cabear os equipamentos. Organização e gerenciamento de arquivos.
Logar, digitalizar, transferir e converter arquivos.
Decupagem da fita (minutagem), ou do cartão (data logger).

2ª aula
Como “cortar” o filme
Exercício prático de edição. Comandos e atalhos.
Pensar critérios para seleção de planos, movimentos e composição.
Aplicação de efeitos e transições na imagem e no som.
Ferramentas, efeitos especiais e animações (key frame).
 
3ª aula
Montagem e linguagem
Apresentação de filmes (diferentes gêneros).
Exibição dos exercícios da aula anterior e discussão sobre os resultados alcançados.
Edição e criação de atmosferas.
A importância da música, do ritmo e da trilha sonora.
Exercício de ressignificação e metáfora – filme de 1 minuto.

4ª aula
Estrutura narrativa e roteiro técnico
Apresentação de filmes (diferentes atmosferas).
Medidas e valores na hora de cortar, conceitos de montagem.
[Walter Murch - Num piscar de olhos]

5ª aula
Exercício prático
Os alunos selecionam material bruto para edição de um filme experimental.
Digitalização, Conversão, Decupagem e Organização.
Aplicação de fotos e artes gráficas: photoshop e after effects
Edição do filme - entre 3 e 5 minutos.

6ª aula
Exercício prático
Os alunos selecionam material bruto para edição de um filme experimental.
Digitalização, Conversão, Decupagem e Organização.
Aplicação de fotos e artes gráficas: photoshop e after effects
Edição do filme - entre 3 e 5 minutos.

7ª aula:
Exercício prático
Corte final: ajuste de imagem, som, transições e efeitos
Finalização: renderização, mixagem e masterização.
Exportação para outros formatos: exibição, internet, DVD, etc
Exercício de finalização
Masterização em QuickTime, streaming para internet.
Upload do vídeo para o youtube.
 
8ª aula
Conclusão do curso
Exibição para o grupo dos exercícios realizados.
Comentários sobre o processo de aprendizado.
Discussão sobre o futuro do Final Cut.

Material necessário
- MacBook com Final Cut instalado
- HD, web-câmeras, cabos e acessórios

Público alvo
Iniciantes (sem pré-requisitos), maiores de 12 anos

EduAbad
Formou-se em cinema pela FAAP e descobriu a linguagem fazendo documentários, curtas e making of de longas-metragens. Atua como arte educador audiovisual e sua pesquisa envolve construção de traquitanas, objetos óticos, edição, animação e manipulação de imagens. Dirigiu o curta Coentro e Quiabo na Carne de Sol (1995), Escola Pública (2005) e co-dirigiu os documentários Pixote in memorian (2006) e Pirajuçara – Bacia do Concreto (2008). Realizou making of dos filmes Bicho de 7 Cabeças (2001) e Chega de Saudade (2008), de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, Carandiru (2002), de Hector Babenco e Narradores de Javé (2003), de Eliane Caffé.

Comentários