Worskshop Política nas Redes Sociais

09 Jul 2016 09:30 - 09 Jul 2016 15:30 Technos Escola

Curso destinado a políticos, assessores, jornalistas, profissionais de social media, gestores públicos e candidatos a vagas eletivas nas eleições de 2016.

Nestas eleições, devido a legislação do Tribunal Superior Eleitoral, por causa da proibição de várias mídias off-line e a redução do tempo na televisão, a internet e principalmente as mídias sociais serão decisivas para a campanha política. Você está preparado para produzir conteúdo para a web?

As redes sociais são canais de comunicação relativamente novas e estão em processo de mudança e reinvenção a todo momento. A utilização das redes sociais como plataforma de marketing político está na campanha de todos os candidatos a uma vaga eletiva, mas será que todos estão preparados para tirar 100% de aproveitamento dessas poderosas ferramentas de disseminação de conteúdo e ideias?

Com base nas últimas eleições municipais, observamos que não.

Na campanha de 2012 vimos candidatos utilizando a internet como meio de propagar flyers e utilizando a ferramenta de forma equivocada, repelindo o seu público ao invés de atrair.

Além da legislação publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Facebook, por exemplo, tem regras bem pontuais sobre a questão do "uso político" da ferramenta social. Então, além de entender como os usuários querem receber informações pela rede, é necessário conhecer profundamente o que diz as regras de utilização de cada plataforma para que sua campanha não se torne um #fail.

Estar presente nas redes sociais também não é garantia de um trabalho eficaz, é preciso criar conteúdo estratégico e fazer uma campanha digital integrada, com a ajuda de um blog e um site, por exemplo. Além disso é possível fazer o uso de outras ferramentas como o Medium e o Snapchat.

No curso Política nas Redes Sociais você vai aprender a gerenciar uma campanha estratégica na internet de forma eficaz.

Confira os tópicos abordados:

  • Criação da persona (construção do seu público alvo, ou seja, seu eleitor) e como usar isso para criar conteúdo qualificado para que ele possa interagir com a sua produção.
  • O que o eleitor espera de uma presença digital (quando você se coloca a disposição na internet e principalmente nas redes sociais, você precisa dar respostas aos questionamentos que são realizados pelos internautas)
  • Engajamento (Como falar a linguagem do seu público/eleitor? Como fazer que ele compartilhe a sua mensagem?)
  • O que posso e o que não posso fazer no Facebook? (regras de utilização da maior e maior influente rede social do mundo no que se toca a perfiis políticos e governamentais)
  • Cases de sucesso (iremos estudar alguns cases que usam corretamente as redes sociais de forma profissional)
  • Como apresentar um plano de governo de forma que impacte os usuários de redes sociais.
  • O que diz o TSE sobre a utilização das redes sociais e internet para as eleições de 2016.
  • Tendências de uso para perfis políticos.
  • Medium? Storify? Spotify? Instagram? Snapchat? O Twitter ainda vale a pena? - Como posso usar todas estas redes sociais?

Sobre os facilitadores do Worskshop:

Garon Piceli, dramaturgo e jornalista com especialização em cinema pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales de Buenos Aires (2010) e S-Commerce pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) (2011). Pós ecouton pela Université Paris Sorbonne (2012). Recentemente fez um curso de extensão sobre comportamento humano em relação ao marketing contemporâneo na Universidade de Stanford em Palo Alto, na Califórnia. Ganhador do "TOP de Marketing" da ADVB/PR em 2011 como gestor da campanha nas redes sociais do Vote Cataratas e do "Prêmio Sangue Bom" do Sindicato de Jornalistas do Paraná, em 2014.

Rafael Guimarães, Publicitário e profissional de redes sociais atua no ramo digital há 5 anos. Já realizou campanhas para diversas empresas como Cataratas JL Shopping, UDC, Anglo Americano, Hotel Nikko Curitiba, Iguassu Magic entre outras. Atualmente é responsável pelas contas do Grupo Loumar Turismo. Ganhador do Prêmio Sangue Bom com Projeto de Comunicação Integrada em Mídias Sociais e Inovação na Comunicação, em projeto realizado no Portal de Notícias Clickfoz.
LOCAL

Technos Escola

Rua Marechal Floriano Peixoto, 1076 - Centro, Foz do Iguaçu - PR, Brasil
Foz do Iguaçu, Paraná

Comentários