XP Conf BR - Conferência Brasileira de eXtreme Programming

06 Dez 2014 09:30 UniRitter, Auditório D

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Wildtech - Start Wild, Keep Wild

Somos uma empresa que ajuda pessoas a se tornarem pessoas melhores e mais focadas, times a crescerem e produtos/serviços a ganharem vida.


Próximas edições: www.wildtech.com.br/xpconfbr

A XP Conf BR é uma conferência sobre eXtreme Programming voltada para profissionais de desenvolvimento de software que buscam criar e entregar software de alto valor para seus clientes através da criação de código limpo, com qualidade, trabalho verdadeiramente em equipe e ritmo sustentável.

Durante a conferência serão apresentadas e discutidas técnicas profissionais de engenharia de software para times ágeis, como:

  • integração e entrega contínua
  • refatoração
  • automação de testes
  • código limpo
  • programação em par
  • entre outras técnicas.
O evento vai ocorrer no sábado, 6 de dezembro, no auditório D da UniRitter.

Venha aprender mais sobre eXtreme Programming com grandes nomes do cenário de desenvolvimento ágil de software.

Se interessou? então corre porque as vagas são limitadas. :-)


Programação


08h30
Credenciamento e Welcome Coffee

Venha tomar um café conosco e chegue cedo para evitar filas no credenciamento.
09h00 Abertura Oficial do Evento

Cerimônia de abertura oficial do evento e avisos importantes.
09h30 Desvendando o eXtreme Programming (Guilherme Lacerda)

O que é e, principalmente, o que não é o XP? Como a Engenharia de Software moderna enxerga as Práticas Ágeis? Para onde precisamos caminhar (times, gestores)? Qual o papel de um coach XP? Como posso inserir esta mentalidade no meu dia a dia? Venha discutir sobre estes pontos!
10h30 Extreme Programming para programadores. Aplicando XP em seu código! (Mauricio Sganderla e Jorge Oleques)

O Extreme Programming é composto de cinco valores, que são: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. Desses valores surge os princípios básicos, que são: feedback rápido, presumir simplicidade, mudanças incrementais, abraçar mudanças e trabalho de qualidade.
Esses valores e princípios que norteiam a metodologia XP podem muito bem nortear os programadores quando vão desenvolver um software. O objetivo dessa palestra é mostrar como esses valores e princípios nos guiam no dia a dia quando temos que planejar nosso desenvolvimento, resolver bugs ou projetar o software com qualidade.
11h30 Builds e pipelines, a arte de automatizar a entrega de software (Eduardo Bohrer e Guilherme Elias)

Melhoria contínua aplicada a entrega de software? E por que não? Sabemos que o principio de Continuous Delivery é entregar software de forma continuada e valorada aos clientes. Porém automatizar e acima de tudo facilitar as entregas é uma arte que precisa ser aprimorada pelos times de desenvolvimento.
Este é o propósito desta palestra que visa levar aos ouvintes boas práticas, padrões e trocas de experiências obtidas durante os últimos anos entregando software em produção.
12h30 Almoço

13h30 Bad Smells em Bancos de Dados (Fabrízio Melo)

Você já "cheirou" seu banco de dados? Sabia que ele pode estar exalando odores horríveis? Coisas como colunas e tabelas com mais de um propósito, dados redundantes, tabelas com muitas colunas, falta de restrições e medo de mudança deixam seu banco de dados com mal cheiros (bad smells).
Nessa apresentação iremos fazer um passeio sobre alguns bad smells conhecidos em bancos de dados, boas práticas de construção de estruturas de bancos de dados, refatoração, testes de unidade e muito mais.
Venha aprender algumas técnicas para realizar uma bela "faxina" no seu banco de dados.
14h30 Visual Thinking (Diogo Lucas)

O que é Visual Thinking? Por que ele é importante? Como posso colocá-lo em prática?
15h00 TDD: A Essência do Mantra (Dionatan Moura)

Dionatan vai falar sobre o TDD no eXtreme Programming (XP), a importância da refatoração para o TDD, frameworks xUnit, como solucionar problemas complexos com Baby Steps, o valor do Clean Code, e como isso é importante para Coding Dojos.
15h30 Coffee break

Aquela pausa importante para beber café, comer uns petiscos e fazer muito networking :-)
16h00 O que aprendemos com o eXtreme Programming e o mundo ágil! (Daniel Wildt e Manoel Pimentel)

Serão 12 anos de aprendizado em menos de uma hora, mas mostraremos alguns atalhos que podem facilitar a vida de quem está no caminho da excelência.
17h00 eXtreme Programming Power Fishbowl! (Guilherme Lacerda, Fabrízio Melo, Daniel Wildt, Dionatan Moura, Diogo Lucas, Manoel Pimentel, Eduardo Bohrer, Guilherme Elias, Mauricio Sganderla, Jorge Oleques e você também)

Você passou o dia todo ouvindo os palestrantes, o eXtreme Programming Power Fish Bowl é a hora de você se juntar a eles, pegar o microfone e mandar ver. Faremos uma grande discussão sobre XP e Agile.
18h00 Encerramento e sorteio de brindes

Considerações finais e sorteio de livros, camisetas e vouchers para treinamentos. Vale a pena ficar até o final :)

Inscrições

- Lote 1 (até 10/11): 120,00

- Lote 2 (até 05/12): 150,00

- Universitários (até 10/11): 90,00 (necessário comprovar matrícula no dia do evento)

Obs.: A inscrição pode ser parcelada em até 12x no cartão de crédito.

Para inscrição de grupo com 10 ou mais pessoas entre em contato com contato@wildtech.com.br para verificar condição especial.


Realização e motivação

O XP Conf BR é uma conferência idealizada por Daniel Wildt, Guilherme Lacerda, Rafael Helm e Thiago Esser, que graças ao acolhimento da UniRitter deixou de ser apenas uma ideia e se tornou realidade.

Através da XP Conf BR desejamos fomentar práticas ágeis de engenharia de código bem como o eXtreme Programming, contribuindo assim com a comunidade de desenvolvimento de software brasileira.

Sugestões, ideias, apoio e patrocínio são bem vindos, para isto faça contato conosco através do email contato@wildtech.com.br



LOCAL

UniRitter, Auditório D

Rua Orfanotrófio, 555, Alto Teresópolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Comentários